Categorias
Noticias

Vídeo do Toque e se Toque Homenageia Povos Originários

Para homenagear os povos originários, a Orquestok lançou o seu segundo vídeo no mês de novembro.  A  música escolhida foi América do Sul, de Paulo Machado, gravada por Ney Matogrosso, nos anos 80.

Foram dois meses de trabalho, mais valeu à pena, disse Alice Ramos Sena, coordenadora. “ meu objetivo ao gravar o vídeo foi criar “acontecimentos“.

Ela ressalta que a quis inserir os alunos num processo criativo que, em música, só acontece no presente.  “A música é arte que só se concretiza na performance em tempo real. Ou se gravando, filmando. Como não podemos fazer concertos ao vivo, o vídeo vem cumprir esse papel”.
“Como artista, estou sempre conectada com o mundo. E, dentre as coisas que me impactaram em 2020 – e foram muitas, ressalto  a situação dos povos primitivos frente o corona vírus. A fragilidade para lidar com mais essa ameaça, além das queimadas, dentre outros problemas, me produziram o desejo de homenageá-los.  A música América do Sul tem esse apelo pela natureza, pelo continente que tem uma fragilidade e uma força própria e que, as vezes, são desconsideradas”, finaliza.

O tema envolveu a maioria dos alunos que enviaram poesias, fotos e textos sobre as culturas indígenas. A coordenação foi de Alice Ramos Sena, a  produção musical do professor e coordenador Vinicius Vivas, e a edição de André Rodrigues.

1 resposta em “Vídeo do Toque e se Toque Homenageia Povos Originários”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *