O Projeto Toque e se Toque lançou dois projetos no mês de agosto: “Toques de Mestre” e “Toques da Classe”, que visam a aproximar alunos, professores e público em geral, com a divulgação de vídeos curtos de cinco minutos nas mídias sociais, especialmente em tempos de isolamento social. A ação também tem a finalidade de aumentar a visibilidade do Projeto, e , com isso, o acesso a um maior número de pessoas interessadas em aprender música.
O “Toques dos Mestres” – abre espaço para professores e ex-professores apresentarem um pouco de sua performace musical, sua relação com o instrumento, sua história com o projeto. Também dar dicas/toques para o público que já toca algum instrumento ; tenha interesse em aprender, ou que simplesmente curta a boa música.
Já o “Toques da Classe” – visa à apresentação de um aluno ou ex-aluno, que conta sua experiência com a música e com o Projeto. Além disso, faz uma pequena mostra de seu aprendizado A finalidade principal é aumentar a interação com outros colegas, que passarão a conhecê-lo melhor e servir de inspiração para outras pessoas que tenham vontade de aprender música. Também será uma forma de ajudar o aluno a se desinibir e mostrar sua evolução no Projeto.
O primeiro a se apresentar no Toques do Mestre foi o professor e coordenador, Vinicius Vivas, que deu dica interessante para quem quer tocar Ukulelê. Já o primeiro aluno foi Anler Menezes, de 20 anos, que toca violão desde 2014, quando ingressou no Projeto. Hoje toca profissionalmente e tem trabalho autoral. As gêmeas Marina e Nina Haddad, que tocam flauta, e Nádia Dupret, percussão, também já participaram. https://youtube.com/toqueesetoque
MÍDIAS SOCIAIS
O Toque e se Toque vem aos poucos construindo seus canais de comunicação. Inicialmente foi Facebook, criado há mais de seis anos , mas pouco utilizado. Em 2018, foi lançado este blog onde são noticiados todas as campanhas, eventos, e ações. Agora, temos à disposição páginas no Youtube , Instagram e facebook.
https://youtube.com/toqueesetoque https://instagram.com/toqueesetoque
https://facebook.com/toqueesetoque
“ Investimos na abertura das novas mídias sociais porque o Projeto tem memória e realizações que merecem ganhar alcance e inspirar o público que gosta de música e está diretamente relacionado”, ou não, ressalta Alice Sena Ramos, coordenadora do Projeto .
Além disso, temos a expectativa de que aumente a visibilidade do Toque e se Toque , ampliando o acesso a um maior número de moradores do Rio. A participação e envolvimento dos alunos e professores é fundamental para o sucesso, finaliza a Coordenadora.
Rio, 23/11/2020